top of page
  • Foto do escritorPedro Galvão

O CÃO: ‘Devorados Pelo Cão’ (2023)


Formado por três amigos de bairro, Hugo Medeiros (guitarra/vocal), Eddie Cheever (baixo/backing vocal) e Atíla Mesquita (bateria), O Cão é um trio recifense que toca o mais puro Hardcore: músicas curtas, agressivas, velozes e com letras muito politizadas. Já adianto que se você é conservador, a parte da banda pode não lhe agradar (ou, quem sabe, lhe conscientizar). ‘Devorados Pelo Cão’ foi lançado no último mês de abril e sucede a demo ‘Demonstrando’ de 2020. Na primeira audição identifica-se rapidamente que O Cão entrega um som que, apesar da proposta simples, é muito bem desenvolvido: as guitarras de Hugo são muito criativas, carregam groove, melodias e riffs furiosos; os backing vocals de Eddie Cheever se encaixam perfeitamente com o vocal principal e os arranjos de bateria de Átila são o tempero de uma coesão musical que poucas bandas com tão pouco tempo de atividade conseguem.


Da esquerda para a direita: Eddie Cheever, Hugo Medeiros e Átila Mesquita.

‘Fiscal de Cú’ é a faixa de abertura do EP, aborda o preconceito com as pessoas LGBTQIA+. O instrumental cadenciado e melódico logo se transforma em brutalidade com um refrão ótimo para bater cabeça. ‘Cidadão de Bem’ começa direto ao ponto, com um bate estaca clássico do Hardcore. Destaque para os arranjos entre os vocais e os backings de Hugo e Eddie. A letra fala sobre o perfil de cidadão moralista tão presente nos conservadores e que nada mais é do que falso marketing. ‘Jogo Sujo’ critica os líderes neopentecostais que enganam uma legião de pessoas, além de espalhar ódio e mentiras. A alternância entre levadas cadenciadas (não entendam como lentas) e rápidas se mantém com muito bom gosto. ‘Vale Nada’ expõe os eleitores do pior presidente da história do Brasil e uma das piores pessoas do mundo. Com direito a Blast Beats e um excelente solo de guitarra, essa música expõe naturalmente o diferencial que O Cão traz em sua música. ‘Verde e Amarelo’ é pura violência instrumental e ironiza a decadência dos camisas verde amarela deixando também uma mensagem que a oposição não deve se esconder. ‘Pau de Arara’ conclui um dos melhores EPs de hardcore lançados em 2023. Denuncia à violência contra os negros e os pobres no Brasil. São mencionados casos famosos que materializaram essa agressão institucionalizada como a prisão de Rafael Braga, a morte do garoto Miguel Otávio e dos 257 tiros contra o catador e músico Evaldo Rosa. Todos negros, pobres e penalizados pela cor da pele e classe social. O Refrão tem um dos melhores riffs de guitarra de todo EP.


Vocês podem encontrar ‘Devorados Pelo Cão’ nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, YouTube, Bandcamp etc). O Cão representa sangue novo na cena underground, com atitude, boa música e sem medo de se posicionar. Até porque não tem nada mais ultrapassado do que ficar em cima do muro nesse período da humanidade em que a Extrema Direita sai da escuridão para disputar o poder.



O Cão: 'Devorados Pelo Cão' (2023, EP)


01. Fiscal de Cú [02:11]

02. Cidadão de Bem [01:30]

03. Jogo Sujo [02:04]

04. Vale Nada [02:43]

05. Verde e Amarelo [02:11]

06. Pau de Arara [01:23]


Duração Total: 12:02


bottom of page