top of page
  • Foto do escritorPedro Nogueira

Voices From The Dark: #1 Marduk-Blood Puke Salvation (2006)


Hoje estreia no site do Canal Bloody Mary o quadro Voices From The Dark, dedicado em resenhas trabalhos do Black Metal, Death Metal e outros gêneros que os influenciaram . A resenha de hoje é sobre DVD Blood Puke Salvation da banda Marduk.


Marduk é uma banda que não precisa de apresentação, é uma das mais importantes do cenário Black Metal e também as vezes uma das polemicas por conta de suas temáticas baseadas em guerras. Mas não é só de polemica que a banda vive, álbuns como “Dark Endless”, “Those Of The Unlight”, “Opus Nocturne” e “Nightwing” são até hoje considerados clássicos e importantes para o gênero.


Blood Puke Salvation foi lançado em 2006 pela Regain Records como DVD duplo, o primeiro contém duas apresentações da banda, uma gravada na Holanda no X-Mas Festival de 2004 e outra foi gravada na Bélgica um dia depois do festival. O segundo contém entrevistas com membros da banda e clipes das músicas “Hangman Of Prague”, “Throne Of Rats” e “Steel Inferno”, que fazem parte do álbum que na época era recente “Plague Angel”. O foco dessa resenha será apenas sobre o primeiro DVD.

O show gravado no X-Mas festival mostra o porque do Marduk ser uma das bandas mais aclamadas do Black Metal, apesar de ser uma banda extrema que não mostra muita interação com público e nem terem muitos refrães chicletes, diferente de bandas de outros gêneros, eles conseguem criar uma energia contagiante que faz você desejar estar no show, tudo isso graças a um setlist bem mesclado trazendo musicas mais decadentes e menos aceleradas como “Bleached Bones” e “Perish In Flames”, e músicas mais cruas e rápidas como “Azrael”, “Thrones of Rat” e “Panzer Divison Marduk”. Falando em Setlist o concerto conta com clássicos de quase todos os álbuns lançados na época, exceto faixas do álbum “Heaven Shall Burn...”, como a turnê da época era para promover o álbum Plague Angel, o dvd contém mais faixas deste álbum. Durante algumas músicas é mostrado na tela imagens possivelmente tiradas de filmes de guerras, soldados em trincheiras e tanques atirando.


A presença de palco do Marduk é bem restrita e sem falação entre as músicas, os músicos claramente mostram empolgação e que gostam de tocar as músicas, mas como dito, não tem muita interação com público, exceto em alguns momentos como nas músicas “Panzer Divison Marduk” e “Wolves”, entretanto Mortuus ainda anuncia algumas faixas e antes de Thrones of Rats ele cita o primeiro verso em Acapela, o mesmo era até então membro mais novo da banda, substituindo o ovacionado vocalista Legion, o que não parecia ser uma tarefa fácil, mas provou que era o cara ideal para o Marduk, com uma voz totalmente brutal.

A qualidade de álbuns e dvds de bandas de Black Metal é sempre algo questionável, mas no caso do Blood Puke Salvation é algo totalmente bem trabalhado, tanto a imagem quanto qualidade de som, todos os instrumentos são completamente audíveis e ainda mantêm a agressividade requirida pela sonoridade do black metal.

O segundo show registrado para o DVD não é muito diferente, exceto que contém a faixa “World Funeral” e é uma apresentação mais curta, mas mesmo assim energética e brutal. Apesar da qualidade do som também ser impecável a imagem do show é totalmente em preto e branco.

Blood Puke Salvation é o DVD que você apresenta para um amigo que não é conhece Marduk mas tem curiosidade de ouvir a banda e também é um trabalho que vale a pena colocar em sua coleção, seja você fã de black metal ou não.






Tracklist:

X-Mas Festival

1-Azrael

2-The Hangman Of Prague

3-Burn My Coffin

4-With Satan And Victorius Weapon

5-Perish In Flames

6-Slay The Nazarene

7-Sulphur Souls

8-Panzer Divison Marduk

9-The Black...

10-Warschau

11-Bleached Bones

12-On Darkened Wings

13-Throne Of Rats

14-Wolves


Bélgica

1-The Black...

2-Bleached Bones

3-Thrones Of Rats

4-World Funeral

5-Slay The Nazarene

6-Sulphur Souls

7-Panzer Divison Marduk


Banda:

Morgan-Guitarra

Mortuus-Vocal

Devo-Baixo

Emil-Bateria

bottom of page