top of page
  • Foto do escritorPedro Nogueira

Uma resenha por dia:#10 Cradle Of Filth-Midian



Depois de ouvir o Epica lembrei de outro gênero dentro do metal sinfônico e que traz melodia, o black metal sinfônico. Uma das bandas desse meio é o Cradle Of Filth, o qual eu admito que conheço pouca coisa. Lembro que em 2019 eu acabei indo por vontade própria no show deles, eu tinha tempo e dinheiro de sobra então decidi ir num show de uma banda que eu não escutava com muita frequência, devo admitir que eu gostei bastante do show, só que mesmo assim eu nunca parei para ouvir muito, um álbum que sempre me falaram muito bem foi o Midian, então decidi dar uma chance e ouvi-lo.

O álbum começa com instrumental At The Gates Of Midian, bom, não tenho muito o que falar sobre essa faixa.

Ctchullu Dawn começa com todo gás possível, e logo no inicio da música é notável como a banda ficou mais virtuosa e trabalhou cada vez mais suas músicas, o único problema que tive aqui é o vocal do Dani Filth, que sabemos que não é lá essas coisas.

Saffron’s Curse é outra excelente faixa, bem mais trabalhada, Dani Filth explorou outros tipos de vocais e de verdade eu gostei de alguns deles, e também aqui já temos algo que é habitual nas músicas do COF, vocais femininos e narrativos. De verdade eu viajei muito nessa música, não do tipo fiquei disperso, mas eu deixei ser levado e quase esqueci da resenha.

Death Magick For Adepts no começo dessa música eu senti algo mais com influencia do Hardcore, mas ao pouco ela vai voltando para direção habitual de black metal sinfônico. Mas foi bom ter uma pequena diversificação no álbum.

Lord Abortion, aqui eu percebi que deveria dar mais atenção ao COF. Eu senti algo mais old school aqui, um pouquinho mais de death metal e black metal inicio dos anos 90, até a letra é bem puxada para um Cannibal Corpse, mas com um toque sofisticado, eles até citam Jeff Dahmer na letra.

Amor E Morte, sim um título em português, essa faixa já tradicional do Cradle Of Filth, gritos agudos de Dany Filth, teclados até o talo. Eu gosto do coro que gravou refrão cantando de uma forma dramática “Amor e Morte”.

Creature That Kissed In Cold é mais um instrumental, mas esse é mais atmosférico que o que abre o álbum.

Her Ghost In The Fog é uma faixa eu já estava mais familiarizado, e é a mais famosa do álbum, e não de menos, ela começa de uma forma calma e sombria e vai assim até metade, e depois ela ficando mais pesada e acelerada, e acho que é a faixa com refrão mais bem orquestrado do álbum sendo chiclete.

Satanic Mantra é apenas Dani Filth recitando o mesmo verso durante quase 1 minuto.

Tearing The Veil From Grace, eu não sei descrever essa música e como foi ouvi-la, imaginem uma montanha russa, começa bem tranquilo, de boa, sobe e então você sabe que vai descer com tudo, dando um pico de adrenalina. Então, essa faixa é mais ou menos isso. Tenho que dizer que o inicio da música tem a melodia mais bonita do álbum.

Tortured Soul Asylum, quando vi o titulo dessa faixa eu pensei em fazer alguma piada com a banda Soul Asylum, mas não estava muito criativo. Enfim, essa música é excelente igual as outras e foi um grand finale para o álbum.

Resenhar esse álbum me deu vontade de ouvir mais a discografia do Cradle Of Filth, eu sei que alguns deixam a desejar, mas se forem metade do que esse foi creio que já vale a pena, como dito o único desagrado foi o vocal, mas depois de um tempo você acostuma. A e as temáticas das letras são quase todas as mesmas, violência e blasfêmia, algumas ainda contém uma conotação sexual aqui e ali, mas em geral é apenas isso, o que para gênero e a ano que álbum foi lançado já não era novidade.




bottom of page