top of page
  • Foto do escritorRenan Soares

Tuatha de Danann: confiram como foi a primeira passagem da banda mineira em Recife



Apesar de não ser uma cultura do Brasil, sempre que chegamos em meados de março surgem diversos eventos referentes ao St. Patrick's Day, comemorado no dia 17 de março na Irlanda, em todo o país, e na capital pernambucana Recife não foi diferente, tendo no dia 18 (um dia após a data em questão) a cidade recebido pela primeira vez o show da banda mineira Tuatha de Danann, o principal nome do Folk Metal no país.


E tudo ajudou para que praticamente todos os detalhes se encaixassem na celebração em questão, não apenas por conta do Tuatha, que coloca elementos da cultura celta/irlandesa nas suas músicas, como também o nome da produtora responsável pelo evento, sendo essa a Banshee Produtora (cujo nome é referente a um tipo de entidade da mitologia celta), que realizava ali o seu primeiro show de metal, já com a responsabilidade de trazer uma banda do calibre do Tuatha de Danann.


Não podemos dizer que o Estelita ficou lotado naquela noite de sábado, mas ainda assim tivemos um bom público, e o principal de tudo, um público honesto e fiel, que de fato compareceu para curtir do evento na sua essência, tendo inclusive alguns aproveitado a temática de St. Patrick's Day para irem caracterizados com chapéus de Leprechaun, orelhas de duende e roupas medievais (além de roupas verdes em geral).


E se tratando do fato que esse foi o primeiro show organizado pela Banshee Produtora, podemos dizer que a mesma está de parabéns, pois tudo funcionou direitinho naquela noite, desde a pontualidade cumprida a risca, quanto toda estrutura de som que foi feita de forma que todos conseguissem ouvir o show muito bem.


E falando finalmente das apresentações, vamos começar com aquela que foi responsável por abrir o evento, sendo essa a banda recifense Bane of Havoc, que subiu ao palco do Estelita pontualmente às 23h.


Apesar de não ter parado para ouvir o Bane of Havoc antes do evento, eu já conhecia o vocalista Ítalo Targino, que até 2020 estava a frente dos microfones da Avaken, então minhas expectativas já eram bem altas por já conhecer a potência vocal do mesmo.


A banda apresenta um Power Metal Progressivo bastante técnico e pesado, tendo inclusive uma sonoridade bem mais forte para uma banda do gênero. No setlist a banda apresentou suas faixas autorais que estarão presentes no seu primeiro álbum "Resistance", que está em produção, além de um cover de "Heaven And Hell", do Black Sabbath, ao final da apresentação.



Como é de praxe se tratando de bandas de abertura, o público ficou curtindo mais de boas, tendo entrado mais em êxtase na hora do cover de "Heaven And Hell", mas como a banda ainda não lançou seu material oficialmente, realmente não tinha como ser diferente disso.



SETLIST


01 Resistence 02 Darkness 03 Oblivion 04 The Unholy Rider 05 Legacy 06 From Bones And Sorrow 07 Powerless 08 Heaven And Hell (Black Sabbath cover)


Não demorou muito para a atração principal da noite, o Tuatha de Danann, subisse ao palco do Estelita, tendo isso ocorrido exatamente às 00:30, com o frontman Bruno Maia e sua trupe dando início aos trabalhos do jeito mais "irlandês" possível.



Trazendo instrumentos menos usuais como violino e flauta, o Tuatha iniciou a apresentação executando as faixas "Behold the Horned King" e "Believe: It's True", tendo depois engatado a "Molly Manguires", entrando ainda mais no clima do St. Patrick's Days, com direito a danças a caráter por parte do público.


Ao longo da apresentação foram executadas as principais músicas do Tuatha ao longo dos oito álbuns lançados pelo grupo nesses quase 30 anos de carreira. Mas curiosamente, o single "The Nameless", que é a faixa mais recente lançada pelo grupo no final de 2022, não esteve presente.



A energia entre a plateia e a banda estava a mais positiva possível, e não era pra menos, muitos ali esperaram quase a vida toda para finalmente presenciarem um show do Tuatha de Danann em terras pernambucanas.


Mas se tem algo que a banda não se preparou foi para enfrentar o forte calor recifense (isso porque estava chovendo naquela noite), coisa que o próprio Bruno Maia fez questão de ressaltar ao longo da apresentação.



Inclusive, isso acabou fazendo com que a banda adiantasse o momento do "bis", já que um pouco antes das últimas três músicas o Bruno Maia anunciou que eles fariam uma pequena pausa, já que segundo ele, o grupo estava quase passando mal com o calor.



Felizmente, não demorou muito para eles retornarem para o palco e concluir o show com as músicas restantes, encerrando ao som de "The Battle Song".


SETLIST


01 Behold The Horned King/Believe: It's True 02 Molly Manguires

03 We're Back 04 Tan Pinga Ra Tan/The Brave and The Her 05 Turn 06 Us 07 Guns And Pike 08 Warrior Queen 09 Dance! 10 Medley 11 Land of Youth 12 Finganforn 13 Bella Natura 14 The Last Words 15 Battle Song


Após mais ou menos uma hora e meia, a passagem do Tuatha de Danann se encerrava na capital pernambucano, agradando a duendes e fadas. Além disso, a banda fez questão de atender aos fãs que permaneceram no Estelita após o show para tirar uma foto com eles.


E com isso, após esse maravilhoso evento, fica a esperança para que não demore muito para o Tuatha de Danann volte a se apresentar por aqui. E enquanto a Banshee Produtora, é muito bom ver que temos uma nova produtora na cidade para trazer mais shows de peso para o Recife, que muitas vezes é carente de eventos do tipo.





bottom of page