top of page
  • Foto do escritorMari Goé

Top 10 lançamentos de rock e metal, parte #20

E chegamos á vigésima edição do Top 10 lançamentos de rock e metal, e nesta semana trazemos bandas que se arriscam ás experimentações dentro do genêro, misturando stoner rock com doom, heavy metal com metal moderno, metal alternativo com groove, entre outras.

Los Blackbirds Project - "SE7EN"

Los Blackbirds Project é uma banda de rock mexicana formada em 2018, e em 2023 lançaram seu primeiro álbum "SE7EN", um álbum de 8 músicas com influências que vão de Deep Purple, Black Sabath, Led Zeppelin, ACDC ao Audioslave e ao Dream Theater.

O álbum conta com participações importantes de nomes como Derek Sherinian, Billy Sheehan e Simon Phillips.

Sem dúvida uma proposta cheia de adrenalina, com ótimas melodias, letras, riffs, solos de guitarra, base firme e muita pegada, deixando a energia do rock refletida em suas músicas.

Vinyl Floor - "Clock With No Hands"

‘Clock With No Hands’ é a segunda faixa do álbum ‘Funhouse Mirror’, lançado em setembro de 2022 pela banda de rock alternativo dinamarquesa Vinyl Floor. É uma música ensolarada e otimista com piano e trompas escrita pelo vocalista Thomas Charlie Pedersen como uma carta de amor para sua esposa. A faixa conta com a participação do multi-instrumentista sueco Bebe Risenfors, que toca trompas, e com o ex-baixista e líder da banda de Bob Dylan, Rob Stoner, que toca o baixo na música.


A música explora o conceito de tempo e como o amor ilimitado parece diminuir ou até apagar os anos entre um casal. Talvez o tempo seja apenas uma ilusão, afinal.


Sua batida é leve porém marcante, com timbres suaves mas empolgantes, com uma sonoridade que viaja entre o moderno e o old school.


Doctor Nez - "Camouflage"

Doctor Nez lançou seu novo single, “Camouflage”, o segundo de seu próximo EP, “Scary Faces”, com lançamento previsto para janeiro de 2024.

Um híbrido sonoro de doom, stoner e heavy metal clássico, “Camouflage” explora a psicologia por trás da crescente epidemia de suicídio de veteranos e militares nas forças armadas modernas. A música contrabalança o ritmo frenético de sua antecessora “Black Rose” com uma abordagem lenta e metódica que aumenta de intensidade à medida que o cenário se desenrola.


Com um significado e conceito profundos, os solos e as letras são comoventes e te fazem refletir sobre a vida, e é uma faixa muito bem produzida, com melodia e vocais cativantes.

Disaster - "Animal Lies"

Os italianos do Disaster lançam seu novo single "Animal Lies", e apresenta um dos vocais mais interessantes que ouvi nos últimos tempos, uma mistura que te fará lembrar do Korn ao Ozzy Osbourne no mesmo refrão!

"Animal Lies" fará parte do novo álbum, "Torment", a ser lançado em breve, e irá incorporar todos os problemas, os cheiros, os desejos e encontra tudo o que existe neste mundo sombrio.

Com uma sonoridade focada no hard rock, a faixa é caprichada, com vários detalhes em seu background, daquelas músicas que é impossível de absorver toda a sua grandeza em apenas uma audição!

Appeal To Authority - "The Fog Of War"

Appeal To Authority é uma banda americana de metal progressivo com sede em Jacksonville, apresentando Larry Schroeder, Stan Martell e o mais novo membro Mark Nunnally.

Com influências como Tool, Megadeth, Dream Theater e Gojira, juntamente com muitos outros, este trio energético se esforça para ultrapassar os limites usando compassos complexos, ritmos técnicos e tons pesados para criar um som versátil e único.


Seu mais novo single é "The Fog of War", cuja narrativa da música é da perspectiva de uma criança que perdeu os pais na guerra na Ucrânia. A música se balanceia bem com influências mais modernas e outras mais clássicas, destaque para o ótimo trabalho de guitarras que fazem o seu coração transbordar em sintonia com a letra e vocais!

F4NIA - "Made Of Stone"

Fundada no Canadá em 2020, F4NIA é um projeto de heavy metal liderado por Stephane Fania, vocalista, instrumentista, produtor, compositor, e unico membro oficial e responsável pelo projeto!

Usando alguns elementos modernos e eletrônicos, F4NIA não se prende a nenhum subgênero e produz suas músicas de forma que cada uma tenha uma característica original e única, e mostra a trajetória do artista em seu caminho para a experimentação e liberdade musical!


"Made Of Stone" capta sonoridades do hard rock, grunge, do industrial e heavy metal clássico, e ainda assim não irá te lembrar de nada que você já tenha ouvido antes. É original, libertador e bem produzido!

Syrkander - "Mondo In Darkness"

Uma auréola de mistério envolve Syrkander, uma one-man band do Chile produzido por um fã de experimentação musical, que se recusa a revelar sua identidade, buscando que tudo se concentre na música que ele entrega e não em sua pessoa.

Na busca pela originalidade e decepcionado com a situação musical atual, que considera com grande falta de imaginação e criatividade, Syrkander começa a trabalhar em seu projeto desenvolvendo uma premissa sobre a qual gira seu trabalho.

Agora, em novembro de 2023, foi lançado "Mondo in Darkness", seu primeiro álbum completo, uma nova jornada sombria dentro do labirinto da mente, totalmente fluido e caprichado, repleto de referências e influências.

Innasanatorium - "Statement Of Intense"

Logo após seu single 'This Too Shall Pass', a banda australiana Innasanatorium acaba de lançar o segundo single de seu próximo EP.

"Statement of Intense" incorpora suas guitarras melódicas exclusivas com elementos de thrash e groove para abordar assuntos sobre como a mídia social afetou uma nova geração de influenciadores radicais.

"Statement of Intense" apresenta uma mistura da bateria de thrash metal com alguns riffs mais melódicos e dá ao ouvinte uma sensação de caos e paz, uma avalanche de sentimentos, levando o thrash e groove para um outro nível!

S.J. Armstrong - "Clothed By The Dark"

O segundo álbum de S.J. Armstrong, “Clothed by the Dark”, é uma viagem pelo inesperado. Ao substituir elementos tradicionais por ondas de camadas cinematográficas e arranjos vocais massivos, este álbum apresenta uma abordagem hiper-realista de um disco de rock e empurra o gênero para um território que antes era inexplorado. Isso é conseguido sem os truques digitais comuns à maioria das músicas modernas, e o álbum não usa nenhum instrumento de software ou afinação vocal.

Com letras que vagam entre narrativa, nostalgia, descrição de personagens e abstração poética, um de seus singles é "One Of These Nights", que apresenta solos de guitarra extremamente bem acionados, e uma atmosfera que te transporta para o início do rock'n'roll!

Of Love And Lust - "Spot"

Of Love and Lust (OLAL) conta com membros em quatro países: Rush em Berlim, Alemanha; Kuzman em Skopje, Macedônia, Inglaterra; Christie em São Francisco; A-Bomb em Asheville, Carolina do Norte, Skunk com sede em Tucson, Arizona e Gareth "Genius" Jones em Londres. Gareth é conhecido por seu trabalho na produção de álbuns para Depeche Mode, Erasure, Interpol, Grizzly Bear e Nick Cave.


"Spot" é uma música feita para ajudar a instituição de caridade Rescue Me, que regata e adota cães e gatos.

Com uma bateria marcante, uma melodia hipnótica e guitarras com um timbre mágico, "Spot" carrega consigo uma atmosfera experimental e ao mesmo tempo clássica, das típicas músicas feitas por quem entende de música e sente o rock n roll em suas veias!


Comments


bottom of page