top of page
  • Foto do escritorPedro Nogueira

Top 10 álbuns lançados em 1974



2024 chegou, mas você sente falta dos velhos tempos, das bandas que ouviam na adolescência, daquele lançamento que te marcou e fez você se tornar fã daquela que hoje é sua banda favorita. Por isso fizemos uma lista de top 10 álbuns que envelheceram igual vinho e que ainda valem a pena ouvir. Começando com álbuns lançados em 1974.

Top 10 álbuns que completam 50 anos

Kiss-Kiss:



Escolher um álbum do Kiss para essa lista não foi fácil, pois o auto titulado e “Hotter Than Hell” foram lançados no mesmo ano, e os dois são excelentes, mas o homônimo entrou na lista apenas por ordem de chegada, e algumas faixas seguem uma linha fora do habitual do Kiss nos álbuns seguintes, que é estilo de rock de baile dos anos 50 e 60.







Aerosmith-Get Your Wings:



Este é o segundo álbum da banda Aerosmith, assim como primeiro ele entrega um hard rock com blues, mas com uma qualidade melhor, e um pouco mais pesado, alguns fãs o consideram como protótipo do que seria o álbum “Toys In The Attic”.








Scorpions-Fly To The Rainbow:



Segundo álbum do quinteto alemão Scorpions, esse é primeiro a contar com o guitarrista Uli Jon Roth, que trouxe uma sonoridade mais pesada para a banda, entrando cada vez mais na linha do Heavy Metal.










Judas Priest-Rocka Rolla:



O Judas Priest é conhecido como um dos pioneiros do Heavy Metal, mas o álbum de estreia é totalmente diferente da discografia da banda, ela tem uma sonoridade de rock clássico e algo um pouco mais hiponga na estética da banda. Entretanto não deixa de ser um clássico do Judas Priest.








Deep Purple-Burn:


Burn marca uma nova era no Deep Purple, conhecido como MKIII, o qual conta com David Coverdale nos vocais e Glen Hughes no baixo. Burn trouxe de volta um som pesado e energizante que alguns fãs alegam ter sumido nos álbuns anteriores.










Queen-Sheer Heart Attack:



Assim como no caso do Kiss, o Queen também lançou dois álbuns em 1974, mas o Sheer Heart Attack é o que melhor encaixa na lista, pois esse foi um álbum que ajudou a mudar o cenário, ele traz o rock clássico e expressionista dos álbuns anteriores, mas também riffs mais pesados que chegam até conter resquícios do que seria o Thrash e Speed Metal 






Rush-Rush:



O álbum de estreia do trio canadense talvez não seja o mais complexo de todos, comparado com álbuns seguintes da banda, mas foi um grande álbum de estreia que foi importante para o prog rock na década de 70.










Mutantes-Tudo foi feito pelo sol:



Esse álbum é só um dos mais importantes da carreira dos Mutantes, mas também um dos mais importantes no cenário do rock progressivo nacional. Tudo foi Feito Pelo Sol traz uma nova linha de composição do grupo, com músicas mais longas e instrumentais mais elaborados.









Rita Lee-Atrás Do Porto:



Esse foi o primeiro álbum da saudosa Rita Lee junto com a banda Tuti Frutti, mas o terceiro que leva nome da cantora ela segue uma linha de rock psicodélico, mas algumas faixas já tem um toque de hard rock na linha do Deep Purple nos primeiros álbuns com o Ian Gillan.









David Bowie-Diamond Dogs:



Oitavo disco do cantor David Bowie não poderia ficar de fora, uma mistura de hard rock, blues, pop e glam rock, com temáticas inspiradas em livros de ficção cientifica e cenário apocalíptico, o álbum acabou recebendo críticas mistas na época, mas tem o seu legado e é bem aceito pelos fãs.








Comments


bottom of page