top of page
  • Foto do escritorPedro Nogueira

Tony Hawk's Pro Skater: veja bandas de metal que fizeram parte da trilha sonora do jogo



Tony Hawk é um dos maiores skatistas de todos os tempos, ficou mundialmente famoso durante a década de 90 ganhando competições e se tornando uma celebridade entre os fãs do esporte, no final da década começaram a ser lançados jogos com titulo Tony Hawk’s Pro Skater. O jogo contava com vários outros skatistas como Chad Muska, o astro da MTV Bam Margera e o brasileiro Bob Burnquist.

O jogo foi enorme sucesso e rendeu várias sequencias e até mesmo remakes para os consoles mais modernos, mas além de uma incrível jogabilidade, missões memoráveis e momentos engraçados que só poderiam acontecer na mente de um jovem skatistas, o jogo também contava com uma trilha sonora impecável, indo do do rap até o rock. Vários artistas de e grupos participaram na trilha sonora como Naughty By Nature, Stlyes Of Beyond, Primus, Dead Kenneyds, Rage Against The Machine, Papa Roach, Goldfinger, Bad Relligion e até mesmo Charlie Brown Jr.. Mas o jogo também tinha na sua trilha sonora nomes do metal que ninguém jamais imaginou. Por isso essa lista irá mostra-lo ou faze-lo lembrar alguns nomes do Metal que fizeram parte da trilha sonora da franquia dos jogos.


10 bandas que fizeram parte dos jogos do Tony Hawk

Anthrax:

Talvez essa não seja algo Mind Blowing, pois o Anthrax tem um sucesso comercial, principalmente nos anos 90 quando participaram de Sitcoms e fizeram parte de trilhas sonoras para filmes de Hollywood. Então, porque não colocarem a banda na trilha sonora de um jogo. No caso foi Tony Hawk Pro Skater 2 com a faixa “Bring The Noise”

S.O.D.:

Ok, S.O.D. é filho bastardo do Anthrax formado por membros, ex-membros da banda e Billy Milano vocalista da banda M.O.D., entretanto S.O.D. tem algumas controvérsias pelo seu humor acido e letras que podem ser consideradas xenofóbicas e machistas. Então é para um jogo popular como Tony Hawk é algo de surpreender, e foi no jogo já da era do Playstation 2, Tony Hawk Underground, nesse período a franquia já era uma das mais populares no mundo dos games, mas a faixa em questão era “Milk”, que é inofensiva.

Slayer:

É, Slayer fez parte da trilha sonora do Tony Hawk Project 8, e para deixar as coisas mais surpreendentes foi a musica “Angel Of Death” a mais polemica da banda. Apesar do sucesso da grupo norte-americano, é uma escolha um pouco fora do comum para um jogo tão popular, só que por motivos óbvios alguns trechos da letra foram censurados deixando soar apenas a parte instrumental

System Of A Down:

SOAD ficou popular antes mesmo de assinarem com uma gravadora grande, durante a época das demos a banda já lotava casa de shows, e foi uma banda que reuniu várias “tribos” em seu fã clube, incluindo gamers e skatistas. Com o enorme sucesso do álbum “Toxicity” não é surpresa ver a banda fazendo parte da trilha sonora do Tony Hawk Pro Skater 4, que foi lançado um ano antes do álbum, mas usaram jogo para promove-lo como a faixa “Shimmy”

Motorhead:

Bom, acho que essa não é novidade, os fãs da banda e/ou dos jogos devem lembrar que o hit “Ace Of Spades” fez parte da trilha do jogo Tony Hawk Pro Skater 3.

Mastodon:

Esse talvez seja único caso de uma banda fazer parte da trilha sonora de dois jogos da franquia, primeiro foi no Tony Hawk’s Underground com a faixa “Crusher Destroyer”, a segunda foi no jogo seguinte Tony Hawk’s American Wasteland com a faixa “Iron Tusk”. O mais curioso é que os jogos foram lançados no inicio de carreira da banda, quando eles ainda faziam um som mais Avant-Garden misturado com Sludge Metal.

Motley Crue:

Por mais que não seja surpresa baseado na popularidade do Motley Crue, chega ser uma surpresa baseado no estilo, quando se pensa em Glam Metal a ultima coisa que vem a mente é skate ou esporte do estilo, então é algo que realmente é de se estranhar. Mas Tony Hawk’s American Wasteland provou que o gênero combina com um esporte radical adicionando a faixa “Live Wire” na sua trilha.

Suicidal Tendencies:

Vocês acharam mesmo que Suicidal Tendencies, uma das primeiras bandas de crossover e uma das primeiras, se não a primeira banda metal a fazer uma música dedicada a cultura do skate não fosse aparecer na trilha sonora. Isso aconteceu em 1999 quando primeiro jogo foi lançado, a faixa “Cyco Vision” tinha acabado de ser lançada e já fazia parte do jogo, na verdade o álbum “Freedumb” foi divulgado no jogo, em várias fases é comum de ver grafites da capa do álbum.

Venom:

É aqui a surpresa é comum, mas sim, os pais do Metal Extremo, os criadores do termo Black Metal fizeram parte do jogo Tony Hawk’s American Wasteland, e adivinhem qual faixa, a própria, “Black Metal”. Para os fãs do Venom e do gênero deve ser estranho ver a banda em um jogo tão popular, e que era consumido por vários públicos, muitos podem pensar que não, mas Venom é uma ótima trilha sonora para escutar em uma pista de skate.

Immortal:

Indo pro lado mais extremo ainda, a segunda onda do Black Metal também marcou presença no mundo dos games, no caso foi a faixa “One By One” que foi escolhida para representar a banda no jogo Tony Hawk Project 8. Na época o Immortal já não estava mais em atividade quando jogo foi lançado, mas acredito que participação de uma musica deles no jogo de skate mais popular de todos ajudou bastante pessoas a se tornarem fãs da banda.

É, Tony Hawk foi uma das franquias mais Heavy Metal de todas, indo do Glam até o Black Metal. Mas essa era a mágica da franquia, você podia ser um gamer que não tinha coordenação motora para praticar esportes, um skatista que colecionava revista Thrasher, um fã de metal extremo ou até mesmo de Rap, quando o assunto era Tony Hawk todos tinham espaço, fosse para falar qual missão mais difícil do jogo, ou como liberar um personagem secreto como Homem-Aranha ou Grim Reaper, todos ali tinham um ligação em comum, foi algo que só quem viveu sabe como foi.

Comments


bottom of page