top of page
  • Foto do escritorMari Goé

Metal News #5: conheçam novas bandas internacionais de metal e rock alternativo

Na nova edição do Metal News, trouxemos lançamentos de gothic metal de Taiwan, metalcore Alemão, sludge do Reino Unido, folk rock da Grécia e muito mais!



  • Urzah - "I, Empyrean"

Os novatos do URZAH, banda de sludge metal pós/progressivo do Reino Unido, apresentam seu ardente álbum de estreia THE SCORCHING GAZE, um álbum dominante e cativante de músicas complexas e flutuantes repletas de melodias afiadas, Urzah oferece uma enxurrada de riffs dinâmicos e intrincados com influências de post metal, sludge, metalcore e momentos de pura surpresa.

Um de seus singles presentes no álbum é "I, Empyrean", e esta música realmente é um soco na sua orelha! Os vocais thrash e hard core, com o instrumental mais denso e técnico, tornam a música muito emocionante, digna de um moshpit insano!


  • Glacerate - "Fade"

Glacerate é uma banda de metal melhor descrita como uma mistura de desert rock, hardcore punk, shoegaze e krautrock embutido em um quadro pop cativante. Alguns podem descrever esta combinação como hipermetal.


“Fade”, seu novo single, é uma faixa enérgica e cativante, com o som vocal distinto de Aslak adicionando elementos refrescantes ao som já estabelecido da banda desde seu primeiro lançamento. No geral, oferece uma abordagem inovadora e refrescante à nova onda do metal moderno.


É preciso muita coragem para fazer esse tipo de som, com tantas misturas de influências, mas o Glacerate soube encontrar o seu caminho e criar um som único e marcante! Também adorei essa música nova, ela tem um fundo atmosférico, mas sem deixar a música muito experimental ou progressiva, sabe? Essa música é emocionante, cativante e estou ansioso para ouvir suas próximas músicas!



  • Tide Has Turned - "Thorn"

Em seu novo EP, os alemães do Tide Has Turned conseguem mostrar sua versatilidade sem criar pausas. Com 4 faixas inéditas, a banda aborda temas diferentes e faz misturas inovadoras em sua sonoridade, unindo ao metalcore tradicional, alguns elementos mais pop e modernos!


Segundo a banda, "Thorn" é uma de suas canções mais "leves", mas passa muito longe de apresentar tanta leveza assim! "Thorn" me lembrou da fase emocore dos anos 2000, um sonoridade meio nostálgica, mas que é quebrada por sonoridades mais modernas!

Os dois vocais são deslumbrantes, tanto o rasgado quanto o "limpo", combinam com o conceito da música, nos faz sentir raiva e esperança... tudo ao mesmo tempo!



  • Agremorta - "Vertex Membrana"

Agremorta é um projeto musical colaborativo internacional que se reuniu em julho de 2023 e começou a trabalhar para produzir o EP "Anomalia", atraente, instrumentalmente complexo, liricamente rico e habilmente produzido! Com sede na Macedônia e nos EUA, o projeto é um esforço internacional que tem uma oportunidade catártica de se unir e criar uma obra de arte apaixonada em meio à instabilidade e insegurança globais.


"Anomalia" é um EP conceitual de 4 faixas que é ao mesmo tempo metal moderno e um conto imaginativo.


Uma de suas faixas principais é "Vertex Membrana"! Eu particularmente sou uma grande fã de pós metal, mas nunca ouvi uma banda que misturasse tão bem com elementos técnicos do metal! "Vertex Membrana" é com certeza uma música muito bem construída e executada, feita por músicos que sabem muito bem o que estão fazendo!


Estou realmente impressionada com a capacidade técnica da banda, essa música conseguiu combinar muito bem os elementos melódicos e técnicos de uma forma inovadora!



  • Close To Monday - "Stranger"

A enigmática dupla de electro-pop rock da Europa, Close to Monday, continua seu lançamento mensal de novos singles cativantes com “Stranger”.

Incorporando a obsessão retratada nas letras, a produção e instrumentação de “Stranger” e seus vocais e melodia hipnóticos agitam e penetram profundamente em seu coração, onde seus temas de controle e liberdade ecoam e esbarram em suas próprias memórias de amor e perda.


Não consigo encaixar "Stranger" em nenhum estilo musical que conheço, e isso por si só já é algo maravilhoso! Essa música consegue ser moderna, futurista e ao mesmo tempo ter algo vintage no fundo, parece transcender o tempo e conseguiu criar uma atmosfera única e progressiva!



  • O KANENAS - "Fire Of Your Soul"

O KANENAS tem um som hard rock com fortes influências folclóricas gregas. Todas as três músicas apresentam o instrumento folk Pontiac lyra (ou kemence em turco) originário da região de Pontos, no mar Negro, e tocado pelo músico Nikolas Petridis.


Sua nova música, "Fire of your soul", tem batida 7/8 e é inspirada na dança Pontiac Pyrrhichios que significa literalmente dança do fogo. Sua letra fala sobre os 4 elementos que compõem o nosso mundo e o fogo dentro de nós, que é a nossa arma para combater nossos demônios e liberar nossos poderes criativos.


É preciso muita coragem para criar um som único e completamente fora de um estilo musical definido, mas "Fire of your soul" conseguiu isso! Esses elementos gregos que a banda colocou de fundo deram uma profundidade muito maior à música!



  • Nowhere Boy - "Stitch"

Escrevendo, atuando e produzindo, o artista britânico Nowhere Boy infunde em suas faixas uma atitude intransigente de juventude, com raiva e vulnerabilidade. Este novo single não é exceção.

‘Stitch’ é uma faixa crua e poderosa sobre as lutas esmagadoras que nossa mente pode lançar sobre nós, enquanto somos levados ao limite. Emocional, dinâmico e maravilhosamente original, Nowhere Boy é o alerta que você não sabia que precisava.


‘Stitch’ é muito bem feita, me lembrou uma versão mais adolescente do Linkin Park, e

realmente, as letras são muito profundas e é possível ver nelas nossos próprios problemas e lutas!


  • DUPLEXITY - "Tolerant"

A dupla de Indie Rock Duplexity está lançando seu primeiro single de 2024.

"Tolerant" foi inspirado pelos sentimentos de ver pessoas inocentes sofrerem nas mãos dos governos. Nascido do testemunho das divisões sociais que se formaram durante a pandemia até aos tumultos e acontecimentos horríveis que ocorrem atualmente em todo o mundo, "Tolerant" é a voz da juventude de hoje.


Definitivamente adorei a música, sou baixista também e o baixo é sempre o que mais me atrai em uma música, e as linhas de baixo dessa música são muito boas, emocionantes! A música inteira é muito empolgante, os vocais são cativantes, e os solos de guitarra são muito bem executados!


  • Platinum Blind - "Come Together"

Platinum Blind, a banda de rock dinâmica conhecida por suas performances eletrizantes, está lançando seu mais recente single, “Come Together”, uma releitura e homenagem ao clássico dos The Beatles!

É muito arriscado fazer covers de clássicos como este, mas a Platinum Blind fez isso muito bem! Essa é uma das minhas músicas preferidas da banda, e ver uma versão mais rebelde e alternativa dela é muito gratificante. Adorei muito os vocais, as guitarras distorcidas e as batidas mais pesadas, eles conseguiram melhorar algo que já estava ótimo!



  • Eureka - "Left Alive"

Eureka é uma banda de metal gótico e progressivo com origem de Taiwan! Apresenta a alternância de estilos limpos e ásperos entre cantores e cantoras.

Seu mais novo lançamento é a música "Left Alive", que consegue ser pesada, misteriosa, melódica e as vezes um pouco pop, mas tudo na proporção certa!

Os dois vocais combinaram muito bem, criando uma dualidade na música e tornando-a muito mais profunda e técnica! Também gostei da forma como a música cresce e fica mais cativante, os solos de guitarra são incríveis!


Komentarze


bottom of page