top of page
  • Renan Soares

Merry Metal: álbuns natalinos de rock para ouvir nas festividades


O natal chegou, época em que ouvimos aquelas mesmas músicas natalinas que ninguém aguenta mais em todo lugar em que a gente vá. Então, pensando em você que deixar o clima natalino na sua casa mais pesado e "barulhento", selecionamos aqui alguns álbuns de Rock/Metal com a temática, perfeito para você por na playlist das suas festividades de final de ano.


Antes de começarmos, aviso aqui que o texto tentará contempla mais álbuns ou EPs completos com a temática natalina, mas no final também citaremos algumas faixas soltas.


MAJESTICA - A CHRISTMAS CAROL (2020)

O primeiro da nossa lista eu particularmente gosto bastante, se tratando do álbum "A Christmas Carol" da banda sueca Majestica, liderada por Tommy Johansson, guitarrista do Sabaton, lançado em 2020.


Além de ser um álbum conceitual de natal, a obra também é uma ópera-rock, contando a famosa história de "Scrooge e os Três Fantasmas do Natal", baseado no livro "Um Conto de Natal" do escritor inglês Charles Dicken, lançado em 1843, e que já ganhou diversas versões para o cinema e a TV.


E eu diria que esse álbum estaria facilmente na categoria que chamo de "family friendly", já que sonoramente possui todas aqueles clichês natalinos, inclusive tendo várias referências a músicas já clássicas dessa época do ano.


Confiram o álbum completo aqui.


THE MISFITS - HORROR XMAS (2014)

Lançado em 2014, o EP "Horror Xmas" foi um dos últimos lançamentos inédito dos Misfits antes do fim da era Jerry Only nos vocais, e antes da banda fazer a reunião da formação clássica com Dazing e Doyle.


O EP é bem curto, contanto com apenas três músicas, tendo uma média de dois minutos cada. No caso, são apresentando os covers das músicas "You're a Mean One, Mr Grinch" (do filme Grinch) e "Blue Christmas" (cover do Elvis Presley), e a original "Island of Misfit Toys".


Certamente não é algo que seus parentes mais conservadores vão gostar de ouvir, mas a graça principal do trabalho é essa. E as escolha das músicas é perfeita, tendo o cover da música do Grinch (aquele que tentou destruir o natal), uma original dos próprios Misfits no melhor estilo deles, e um cover do rei Elvis, que sempre foi uma das principais referências da banda desde o início da carreira.


Confiram o EP aqui.

BAD RELIGION - CHRISTMAS SONGS (2013)

Alguns podem achar estranho uma banda declaradamente ateia fazer um álbum com versões punks de músicas tradicionais natalinas americanas, mas ignorando esse detalhe, temos o álbum "Christmas Songs" do Bad Religion, lançado em 2013.


O álbum não tem muito segredo, como já dito, são versões Punk Rock de músicas natalinas, sendo a única canção original do mesmo a já conhecida "American Jesus", que nesse trabalho recebeu uma nova mixagem.


Confiram o álbum aqui.

TWISTED SISTER - A TWISTED CHRISTMAS (2006)


Calma que tem coisa também pra galera mais old school, sendo o álbum "A Twisted Christmas", da clássica banda Twisted Sister, lançado em 2006.


O álbum traz canções clássicas de natal em versões Hard Rock no melhor estilo "Twisted Sister" de ser, tendo algumas alterações para dar a cara da banda nas canções, fazendo inclusive referência a clássicos do grupo.


Confiram o álbum completo aqui.


ROB HALFORD - HALFORD III: WINTER SONGS (2009)

Em 2009 o Metal God Rob Fucking Halford, frontman do Judas Priest, lançou também seu próprio álbum de músicas natalinas, contando também tanto com versões Heavy Metal de tradicionais músicas de natal, e também com algumas canções originais próprias do tema.


Confiram o álbum completo aqui.

CHRISTOPHER LEE - A HEAVY METAL CHRISTMAS I & II (2012 e 2013)

Nos anos de 2012 e 2013, e saudoso ator Christopher Lee (Drácula, Conde Dookan, Saruman) lançou dois EP, contando cada um com duas músicas natalinas cada em versão metal, sendo elas "Silent Night", "A Little Drummer Boy", "Jingle Hell" e "My Way", sendo a última um cover do Frank Sinatra.


E para quem não sabia, sim, Christopher Lee já gravou álbuns de Heavy Metal, inclusive, recomendo bastante o disco "Charlemagne: The Omens of Death".


Confiram os EPs aqui e aqui.


MAESTRICK - MAESTRICKMAS (2022)

Agora falando de uma lançamento recente de uma banda brasileira, o grupo paulista Maestrick, liderado pelo vocalista Fábio Caldeira, lançou o EP "Maestrickmas", que conta com três faixas, sendo elas o cover da música "Its Beginning to Look a Lot Like Christmas", e as faixas originais "The Creation" e "The Puzzler!".


Confiram o EP aqui.


DETONATOR - METAL METALINO (2020)

E para fechar, temos o álbum natalino lançado pelo filho do Deus Metal, Detonator, em 2020, onde ele apresenta músicas tradicionais natalinas em versão metal, com algumas alterações nas letras para dar aquele toque de bom humor típico do vocalista do Massacration.


Confiram o álbum completo aqui.

E antes de encerrarmos o texto, vamos citar rapidamente aqui quatro faixas soltas temáticas de natal.


LACUNA COIL - NAUGHTY CHRITMAS (2016)


A faixa da banda italiana Lacuna Coil sai um pouco do óbvio, apresentando uma canção que fala sobre a lenda do Krampus, conhecido na cultura europeia por ser um tipo de "anti-noel".


AC/DC - MISTRESS FOR CHRISTMAS (1990)


Faixa lançado pelo AC/DC no álbum "The Razors Edge", de 1990, sendo essa uma típica música da clássica banda, com o adicional do tema natalino.


Blind Guardian - Merry Xmas Everybody (2020)


Em 2020, a banda alemã Blind Guardian lançou o cover da canção natalina "Merry Xmas Everybody", originalmente da banda Slade, mas claro, dando o toque típico do grupo.


E quem quiser a faixa original, aqui está.


DEE SNIDER & LZZY HALE - THE MAGIC OF CHRISTMAS DAY (2020)


E por último, uma canção que tem muita história por trás, já que a mesma foi composta por Dee Snider nos 90, tendo ele vendido depois para a cantora Pop Celine Dion, que a lançou em 1998 fazendo com que a música estourasse, tendo o álbum "These Are Special Times" sido um dos discos natalinos mais vendidos da história.


Em 2020, finalmente o criador da canção, Dee FUCKING Snider, gravou a música em versão Rock, ao lado de Lzzy Hale, vocalista da banda Halestorm.


Certamente deixamos muitas outras músicas de fora, mas sintam-se a vontade pra falar nos comentários possíveis álbuns/músicas que deixamos de fora.


No mais, um Feliz Natal para todos!

_canalbloodymary_edited.jpg
bottom of page