top of page
  • Foto do escritorMari Goé

Franceses do Oïkoumen lançam novo álbum "Dystopia"


Oïkoumen é uma banda francesa de metal sinfônico progressivo fundada por Elie Veux, na guitarra e composição, e Laura Mazard nos vocais e letras em 2017. YaëlFebvray juntou-se à aventura em 2019 como baixista e programador de sintetizadores. Em 2023, foi a vez de Amaury deixar sua marca como baterista.


Primeiramente influenciada por grandes nomes da esfera sinfônica, neoclássica e gótica como Nigthwish, Stratovarius e Within Temptation, a banda lançou em 2020 seu primeiro EP, Oïkoumen, no espírito desses grupos com orquestras e temas históricos com algumas vibrações épicas.


"Dystopia", lançado em 4 de novembro de 2022, nas versões física e digital, é o primeiro álbum da banda. Este álbum conceitual foi concebido em duas partes. Primeiro uma atmosfera pessimista, sombria e angustiada que trata da exploração tola dos seres humanos, dos animais e da natureza. Depois, uma atmosfera mais otimista e esperançosa.


Assim, a banda opta por trabalhar as emoções, como a ansiedade e a raiva, causadas por esses sujeitos. Os vocais amplos e espasmódicos se desenvolvem em riffs tensos e as letras são cruas, especialmente nos primeiros títulos do álbum, como Dystopia, Insidious, Slaughterhouse, Blood Ores, Burnout e Contamination.


Na segunda parte, a banda busca emoções positivas com espírito mais unificador, utilizando riffs eficazes e refrões mais marcados como em Green Warriors e Amandla. Por fim, Five Elements e Utopia prestam homenagem à natureza, convidando-nos a temê-la e a respeitá-la.




Komentáře


bottom of page