• Mari Goé

Entrevista APNEA - "A nossa essência é o amor pela música"

Formada por músicos experientes e com extensa carreira nacional e internacional, com integrantes das bandas RATOS DE PORÃO, GARAGE FUZZ e BAYSIDE KINGS, a APNEA é um quarteto que acaba de lançar seu primeiro full álbum intitulado de "Sea Sound".


Confiram a entrevista que o baterista BOKA concedeu ao Canal Bloody Mary, contando mais detalhes sobre a álbum e a banda.

-Gostaria de começar a entrevista falando sobre o comecinho da banda. Quando e como tudo começou? De quem foi a ideia?

BOKA: JÁ FAZIA MUITO TEMPO QUE EU QUERIA EXPERIMENTAR TOCAR OUTRO TIPO DE SOM. TODAS AS BANDAS QUE EU TOQUEI DESDE MEUS PRIMEIROS DIAS NO INSTRUMENTO FORAM DE SONS EXTREMOS, VELOZES, ETC. QUERIA TOCAR OUTRAS COISAS, POIS ME SENTIA PRESO AO ESTILO QUE TOQUEI A VIDA INTEIRA.

ENCONTREI O MARCÃO QUE JÁ TINHA TOCADO NO SAFARI HAMBURGUERS COMIGO E DEI A IDÉIA PRA ELE, A QUAL FOI PRONTAMENTE BEM RECEBIDA. AOS POUCOS FOMOS COMPLETANDO O TIME COM AMIGOS TALENTOSOS COMO O NANDO ZAMBELI (QUE GRAVOU OS 3 PRIMEIROS ÁLBUNS DO GARAGE FUZZ) E O GABRIEL QUE SEMPRE TOCOU NO JERSEYS, BANDA PUNK ROCK BEM CONHECIDA AQUI EM SANTOS. ESSE PROCESSO SE DEU EM 2019.


-Vocês acabaram de lançar o primeiro full álbum “Sea Sound”, quando ele começou a ser produzido? A pandemia chegou a atrapalhar o processo?

BOKA: SEGURAMENTE A PANDEMIA ATRAPALHOU TUDO, PRINCIPALMENTE PRA GENTE QUE TINHA ACABADO DE MONTAR A BANDA NÉ. O ÁLBUM COMEÇOU A SER INSCRITO JUNTO COM AS 2 PRIMEIRAS MÚSICAS DA BANDA QUE SAIRAM NO 7´”SALT WATER” (2020). FOI TUDO MUITO LENTO PORQUE OS ESTÚDIOS FECHARAM E NÃO TÍNHAMOS MUITO OPORTUNIDADE OU ATÉ CORAGEM PRA FICAR SE ENCONTRANDO E FICARMOS FECHADOS NUMA SALA NÉ…MAS FOMOS COMPONDO AOS POUCOS.

QUANDO AS COISAS MELHORARAM COMEÇAMOS A ENSAIAR COM REGULARIDADE E FIZEMOS UMA PRÉ PRODUÇÃO ANTES DE ADENTRAR AO ESTÚDIO PRA GRAVAR.


-A arte da capa é bem interessante, e foi feita pelo renomado tatuador Daniel Toledo. Como foi a concepção da capa?

BOKA: NA REAL FOI UMA SURPRESA MUITO GRANDE PRA GENTE, PQ EU CONTACTEI O TOLEDO, POIS ELE ALÉM DE SER UMA ARTISTA INCRÍVEL, É MEU AMIGO DE LONGA DATA, APENAS EXPLICANDO PRA ELE O CONCEITO DA BANDA, SOM, LINGUAGEM, E DEI O TITULO DO ÁLBUM QUE JÁ TINHA SIDO DEFINIDO. TUDO ISSO NUMA BREVE CONVERSA. DEPOIS DE UM TEMPO ELE NOS RETORNOU COM OS RASCUNHOS E NINGUÉM ACREDITOU NA BELEZA DO DESENHO E EM COMO ELE TINHA ABSORVIDO OS ELEMENTOS QUE ENVOLVEM A BANDA. REALMENTE UM TRABALHO FANTÁSTICO. FICOU LINDO DEPOIS DE PRONTO E TEM SIDO ELOGIADO FREQUENTEMENTE.



-No início da banda, vocês tinham um norte sobre qual sonoridade desejavam seguir, ou as influências vieram naturalmente?

BOKA: SIM, O NORTE FOI FAZER UM SOM MELÓDICO, PESADO E COM BASTANTE RIFFS. INFLUÊNCIAS EM SUA MAIORIA DOS ANOS 90 E 70, DEPOIS O RESTO FOI SAINDO NATURALMENTE. A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM E O REFINAMENTO DO ESTILO FOI GRADUAL E BASTANTE ESPONTÂNEO.


-E como funciona o processo de composição de vocês, o que inspira vocês na hora de escrever as letras?

BOKA: A MAIORIA DAS MÚSICAS TEM A IDÉIA INICIAL E PRINCIPAL COM RIFFS QUE O MARCÃO COMPOEM, DEPOIS VAMOS DESENVOLVENDO JUNTOS NOS ENSAIOS. JÁ A PARTE DAS LETRAS, EU ESCREVI GRANDE PARTE DELAS, MAS NUNCA PENSO EM TEMAS ESPECÍFICOS. AS IDÉIAS VEEM DE MANEIRA BASTANTE ESPONTÂNEA TAMBÉM, PODE SER ALGUMA PALAVRA QUE VI OU LI ACHANDO-A INTERESSANTE OU ASSUNTOS SOBRE OS QUAIS REFLITO, ESTILO DE VIDA NOSSO AQUI DE SANTOS, RELAÇÃO COM O MAR, ETC.


-Se vocês pudessem definir o álbum “Sea Sound” em uma frase, qual seria?

BOKA: UM RENASCIMENTO MUSICAL!


-E como você definiria a essência da banda? Qual o legado que vocês gostariam de deixar?

BOKA: NOSSA ESSÊNCIA É O AMOR PELA MÚSICA, ESSE É O PRINCIPAL FATO PELO QUAL NOS REUNIMOS PRA TOCAR, AGORA FALAR SOBRE DEIXAR UM LEGADO ME SOA MEIO QUE PRETENSIOSO PRA AGORA. ACHO QUE TEMOS QUE SEGUIR TOCANDO E CURTIR OS SHOWS E VER O QUE ALCANÇAMOS COMO BANDA COM O TEMPO


-Quais são os planos da banda?

BOKA: FAZER MUITOS SHOWS E DIVULGAR NOSSA MÚSICA PRO MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL. O INÍCIO É ESSE!


-Estamos finalizando a entrevista, gostaria de mandar um recado para a galera?

BOKA: AGRADECER PELA ENTREVISTA E PELA RECEPTIVIDADE QUE AS PESSOAS ESTÃO PASSANDO PRA GENTE NOS SHOWS OU QUANDO OUVEM O ÁLBUM.

É MUITO GRATIFICANTE SABER QUE AS PESSOAS SE IDENTIFICAM COM ESSE SOM POR QUESTÕES INDIVIDUAIS E DISTINTAS. ESPERAMOS QUE OUÇAM O DISCO E QUE COLEM NOS SHOWS QUANDO POSSÍVEL. OBRIGADO!!

aa43c293-5edd-4c6d-89ed-17bdf0b2ce2e.jpg