top of page
  • Foto do escritorMari Goé

Com música inspirada na ‘literatura marginal’ de Ferréz, UMBRAL lança seu primeiro clipe



Depois de divulgar seu segundo EP, “Inata Sentença” (2022), do qual obteve sucesso entre público e crítica, a banda Umbral finalmente lança seu primeiro videoclipe. A faixa escolhida foi “Cangaço Urbano”, a música mais ouvida do EP e o clipe foi gravado nas ruínas do Tropical Shopping, saudoso e tradicional local de Araraquara/SP, terra do quinteto.


“A gente já havia pensado em gravar algo no antigo Tropical Shopping e o ambiente casou certinho com a ideia da música “Cangaço Urbano”. Isso também foi um dos fatores da escolha da música”, nos conta Flávio Zanucolli, guitarrista.


Fazendo uma mescla entre o Hardcore e o Thrash Metal, com flertes claros com o Hip-Hop, a Umbral surgiu em 2019 com o proposito de fazer letras que agregue algo para a sociedade. Seja em protestos por justiça social ou de cunho reflexivo para autoconhecimento, até temas existenciais, a banda sempre primou por conteúdos inteligentes.


Não é diferente em “Cangaço Urbano”, que tem como uma de suas inspirações o livro “Os ricos também morrem” (2015), do romancista, poeta e empreendedor Ferréz. “A ideia da música e do clipe seria algo como a luta pela existência e a luta de classes. Também há uma mensagem de manter nossa história, nossas tradições, um pouco baseado em “Bacurau””, salienta Zanucolli, revelando também a influência do famigerado longa nacional.


O pontapé inicial na composição de letra se baseou no livro do Ferréz, mais precisamente na crônica “Pensamentos de um correria”, que inicialmente o autor publicou na Folha de S. Paulo em 2007, em resposta a uma crônica do apresentador Luciano Huck no mesmo espaço. “A parada, inicialmente, se baseou nisso, a viver num sistema predatório, o tempo todo. De criar-se grupos, na maioria dos casos, não para um bem comum, mas sim individual”, conta Gabriel Fernando, também guitarrista da Umbral.


Além de Flávio e Gabriel, a Umbral conta com Victor Marchezani (vocal), Lucas Borba (Baixo) e Vitor Hugo ‘Briga’ (Bateria). Assista ao clipe no link abaixo:


Por VHPress

Fotos: Boby Vianna

Comments


bottom of page