top of page
  • Foto do escritorMari Goé

Aisles, do Chile, lança o ambicioso e moderno 5º disco, Beyond Drama


A banda de rock chilena Aisles, referência de rock prog contemporâneo da América Latina, acaba de lançar o quinto e aguardado novo disco de estúdio, Beyond Drama. O lançamento mundial do álbum, no streaming e em CD, acontece pelo selo norte-americano Presagio Records.

Ouça Beyond Drama nas plataformas de streaming: https://farolatino.ffm.to/beyond-drama

Após a notável mistura de metal com tons progressivos de seus primeiros quatro álbuns de estúdio, Aisles dá mais um passo em frente com Beyond Drama, um álbum ambicioso, retumbante e eclético em sua mais pura expressão.

Os chilenos de Santiago conseguiram uma produção excepcional devido a sua sofisticação, qualidade instrumental e narrativa, em que não faltam acenos ao pop e à eletrônica.

São nove temas reunidos em uma proposta de escala internacional, eletrizante, sombria e com muita melodia que, sem dúvida, os distingue dos seus pares e os reafirma como a banda progressiva sul-americana mais importante das últimas duas décadas. Beyond Drama, como poucos discos deste lado do continente, não deixa detalhes para o aleatório.

“Nosso maior desafio foi tentar não fazer disso uma demonstração de virtuosismo, porque isso é muito frio para nós”, afirma Germán Vergara, guitarrista, tecladista e segunda voz. “Queríamos dar muita atenção às melodias e isso tem sido uma característica nos corredores desde o início”.

Mais do que exibições virtuosas excessivas, Aisles aposta na excelência instrumental que lhes deu o merecido reconhecimento na Europa e nos Estados Unidos; este é um álbum arriscado e, por vezes, inclassificável, que percorre atmosferas rítmicas misturado com explosões de extrema escuridão sem nunca perder o apego à melodia (“Megalomania”, “Disobedience”) e até flerta com riffs pesados (a extensa "The Plague").

Segundo Germán, “Beyond Drama” é um álbum de crise. "Durante o processo composicional estávamos interpretando uma crise de polarização, de uma pandemia, de uma certa desolação pelo confinamento”, reflete. “Não foi necessariamente uma crise de grupo, mas de que precisam buscar mais e quando se depara com as expectativas, considera-se que o lugar onde chegou está abaixo das expectativas.”

No universo musical existe uma regra não escrita que sustenta que o quinto álbum de um conjunto é o mais ambicioso, aquele que ratifica todo o trabalho anterior com maturidade e desenvoltura.

Em sintonia, e apesar de já terem ultrapassado duas décadas desde a sua formação, Aisles não dá sinais de parar o motor. Durante este 2023 eles planejam fazer uma turnê América Latina e uma edição internacional de "Beyond Drama" é esperada.

As músicas de Beyond Drama são composições originais do Aisles. A produção e mixagem do disco é assinada por Angelo Marini e Germán Vergara, enquanto a masterización é de Randy Merrill.


Fonte: Tedesco Mídia

Comments


bottom of page